sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Ela me fala à alma.

A primeira regra para não ser um brinquedo 
nas mãos de qualquer velhado, 
nem ridicularizado por qualquer imbecil,
      é manter-se reservado
 e distante.




Esse é basicamente um resumo de nosso dialogo. Mais um não é? As vezes isso é o que eu não compreendo, ou não quero. Como eu posso ter dialogo tão frutíferos com alguém que não esta aqui? Não esta do meu lado? Aff¬¬
Parece que posso ouvir sua resposta!
-Gata não se apega a isso. Além. Nem tudo esta definido aqui e agora.
E eu te olhando com a cara de besta de sempre, impressionada com uma resposta tão simples, óbvia mas inesperada de alguém desse "planeta".
Se somos, ou não, espíritos tão velhos quanto em minhas lembranças...- Estou confusa! - Com o que?
- Com isso, de te conhecer de tanto tempo. E você me olhando dentro dos olhos com essas bolinhas cor de castanha com mel, que eu sempre achei covardia e dizendo;- Pensa bem, você realmente acha que isso tudo se fez agora? Essas ligações? A raiz da arvore no solo, cada dia mais fundo, porque? Porque com o passar das gerações as arvores evoluíram e estão aprendendo a deixar as raízes mais fundas para assim sobreviverem melhor ao meio, isso se chama evolução. Assim funciona com nós humanos racionais possuidores, ou não, de massa cefálica; alguns evoluem e essas ligações se tornam de extrema importante para a estada dele e de seu par na terra, caso contrário sem ter alguém com quem conversa você acabaria louca, como muitos dos poetas, filósofos mortos que você tanto gosta, deprimido, isolado e sem amores ou amigos somente com um monte de livros cuja glórias eles não tiveram em vida, o que eles viveram? Se deixaram consumir. Achavam que o conhecimento é só pensado, o conhecimento é vivido dia apos dia. E eles não foram a campo para procurar, viver, não se deixaram viver de acordo com a mente brilhante que eles possuíam, por isso a encarnação. Você eu ou qualquer um, podemos ser alma de um desses poetas, ou um anjo especial com uma grande missão na terra. Sabe um grande objetivo? 
E você continuava falando, me deixando cada vez mais maravilhada:- Ja penso nisso gata? Se deixar viver? Porque não agora?
E eu te olhava, fitando, a resposta para toda essa questão estava na ponta da minha língua, mais eu preferia fazer aquele suspense. Te olhar um pouco, ver o sorrisinho no canto da sua boca enquanto fuma um cigarro pra disfarçar, achando que eu não vou ter resposta, que vou me render simplesmente a isso, Me deixar viver? E falar sobre isso para você achar que esta sempre acerta... - A questão que eu estou dizendo não é essa, Não estou discutido com você o Viver ou Não Viver, os poetas descobriram suas próprias formas para saber o que souberam e nos descobrimos as nossa, por isso eu te considero um gênio, você não procura ou descobre formas para nada, você simplesmente Acha! Os pensamentos mais incríveis sempre perambulam por sua cabeça. Isso pra mim não é novidade, não é novo tudo isso sair de você. A questão é exatamente essa meu amor. Se você é um gênio, e pra burra eu não sirvo, porque continuamos voltando? Porque como eu ja te disse minhas "lembranças" são de muitos passados atras. E então mini gênio? 
E eu fiquei la te fitando, e você soprando a fumaça balançando a cabeça de um lado pro outro como discordando de mim ou querendo acrescentar alguma coisa. Me deu a mão e simplesmente murmurou, como se fosse me contar um segredo, com a voz doce. calma, julgaria até redutora:- Já te falei que quando você pegar o que eu te falo e colocar nessa cabeça, processar como um daqueles programas e tirar suas próprias conclusões erradas, euzinha aqui iria te deixar achando que você agora é a dona da verdade absoluta. Mas, com tudo, eu gosto de você, suas duvidas e sua vontade de saber cada vez mais e sua falta de vergonha ao questionar algo tão simples, me soa como coragem e eu gosto disso, pra te provar eu vou te explicar de novo. Não acostuma! O que eu disse sobre evolução? Gata não interessa se eu fui Nietzsche, que eu voltaria para continua evoluindo, porque meu amor o único espírito totalmente evoluído é Jesus. Então talvez eu tenha sido um desses seus poetas mortos e você também que adoram conversa e se questionar entre si ou a distância, cujo proximidade causou uma ligação além da vida, na alma. E logo temos que evoluir nosso lado social, aprender a viver na pratica o que a filosofia nos ensina. Saco? Toma!
[...]
Esse foi um trecho do nosso dialogo dessa tarde. Seja lá onde você estivesse hoje, porque é sexta-feira e eu faço a mínima idéia de onde você esta, onde a única certeza que eu tenho é que, infelizmente, é longe de mim. Esta fazendo o seu lado social enquanto eu estou cá a conversar com seu espírito, que precisa me ensinar o que você ja aprendeu muito antes. O que me faz voltar a me sentir inútil perante a você, e duvidar mais um vez de que seja a melhor escolha pra mim ficar perto de você. Não quero ser mais uma aluna. Não sei o que eu quero ser de você, mais sei exatamente aquilo que não quero.
Então meus sentimentos em relação a você continuam assim, confusos. Não consigo assimilar ainda na minha cabeça onde eu mereço isso, e mais uma vez me vem suas frases à cabeça toda vez que eu toco nesse assunto:- Porque não você?
Porque não eu? Porque tantos sentimentos agora? Será a filosofia da minha cabeça tentando agir? Pois lembro-me de textos que li onde alguns narravam com exatidão o que eu estou sentindo agora, então estaria certa. Isso ja foi sentido na cabeça, testado pelo coração, para só agora poder ser vivido. Isso é evoluir. Pensar!


* Sai da minha cabeça, pelo amor de Deus*

                     Kamilla Mengali- Ensaio sobre Ela, um

Um comentário:

  1. Pense, reflita, mas tambem escolha agir.

    Os sentimentos contidos aqui são muitos, são variados, são uma mistura de várias sensações, tome cuidado, isso pode virar uma tempestade sem procedentes...

    E isso é um ensaio ou um ato real???

    Bjsss

    ResponderExcluir